background
Restauração Dentária

Restauração Dentária

O procedimento odontológico que conhecemos como restauração dentária tem como principal função, restaurar o dente. A necessidade desse procedimento pode ser devido a cárie, desgaste ou fratura do dente.

Restauração dentária

A importância da restauração dentária se deve ao papel fundamental dos dentes na manutenção da saúde do corpo. Os dentes garantem a mastigação, que é o primeiro passo para que a comida chegue ao sistema digestório da maneira correta. Por isso, ter dentes danificados pode ser prejudicial para o seu organismo.

Existem dois tipos de restaurações: a direta e a indireta.

Restauração Direta é o preenchimento de uma cavidade do dente, com um material restaurador em uma única sessão odontológica e o material mais utilizado é a resina fotopolimerizável.

A realização da restauração ocorre da seguinte forma: em casos de cárie, é preciso remover a parte atingida do dente. Então, realiza-se uma limpeza, esse também é o momento de fechar espaços onde bactérias poderiam entrar.

A restauração indireta é a recuperação de forma e função do dente por meio da cimentação de uma peça protética feita sob medida, na forma de uma coroa total ou uma onlay.

A coroa total substitui a coroa completa de um dente. Indicada para casos em que há apenas raiz do dente, ou a coroa está com pouquíssima estrutura dental.

A onlay preenche uma cavidade menor, reconstruindo a estrutura do dente, incluindo parte da superfície de mastigação.