background
Reabilitação Oral

Reabilitação Oral

A reabilitação oral consiste em um conjunto de procedimentos que envolve diversas áreas da odontologia que visam recuperar ou melhorar a saúde bucal do paciente, proporcionando qualidade de vida ao paciente.

banner

Com o passar do tempo, é comum ao pacientes terem realizado diversos tratamentos dentários desde a realização de uma pequena restauração até a extração de um elemento dentário. Ou mesmo quando não realizado nenhum procedimento é possível apresentar desgaste fisiológico dos dentes ou retração gengival.

A grande finalidade da reabilitação oral é reestabelecer: Função (mastigação), estética (beleza) e saúde (remover infecções). Uma arcada dentária completa e bem articulada evita problemas na mandíbula e no maxilar, que podem se desenvolver em transtornos maiores e mais complexos no futuro.

Diante desse cenário, nota-se a importância da reabilitação oral para devolver ou criar uma condição funcional mastigatória, fonética e estética que melhore a qualidade de vida do paciente. É importante lembrar que o planejamento não visa apenas o lado estético. Ele é um meio de manter o equilíbrio da saúde bucal e prevenir que outras estruturas sejam prejudicadas.

A falta de um dente, por exemplo, pode desencadear a movimentação dos dentes vizinhos, alterando o posicionamento da arcada ou levando o paciente a desenvolver o hábito de mastigar apenas do lado oposto ao dente perdido, sobrecarregando a musculatura e a dentição.

A reabilitação oral dentária quando realizada da forma correta, devolve mastigação e harmonia do sorriso. Os resultados são bastante satisfatórios. Porém, é importante que o paciente saiba que esse tipo de tratamento não é rápido. Além disso, para que seu resultado tenha longevidade é necessária uma boa higiene oral e manter visitas regulares ao seu dentista.