Atualmente os implantes dentários são uma das opções mais modernas para a recuperar dentes que foram perdidos. Eles são feitos para substituir desde um dente até toda a arcada. Após essa realização dos implantes são inseridas próteses que tem como papel substituir os dentes.
Esse tratamento é indicado para pacientes que já perderam os dentes, quando estes apresentam sinais que não podem mais ser recuperados e precisam ser extraídos. Além de prejudicar a estética do sorriso, a perda de um dente compromete a parte mastigatória, causando diversos problemas. Para cada tipo de situação é indicado um tipo de implante e são eles:
- Implante dentário unitário: são feitos somente em um dente ou quando as perdas não são em dentes contínuos;
- Implante duplo: é feito quando há perda de três dentes contínuos, nesse caso é feito para substituir somente com duas implantações; e coroas para substituição do dente.
- Implante com prótese Overdenture esses implantes funcionam como uma dentadura permanente para perdas sequenciais. No procedimento são colocados de dois a seis implantes. A prótese utilizada é removível trazendo ao paciente possibilidade dele mesmo fazer a higienização;
- Implante com prótese protocolo: diferente do tipo citado acima, o implante dentário é com uma prótese não removível. É feito por meio de 4 a 8 implantes como sustento da prótese. O resultado oferece ao paciente maior segurança e liberdade.
- Implante com prótese protocolo: diferente do tipo citado acima, o implante dentário é com uma prótese não removível. É feito por meio de 4 a 8 implantes como sustento da prótese. O resultado oferece ao paciente maior segurança e liberdade. Este tipo de prótese requer idas ao dentista para remoção e higienização, o dentista informará o tempo ideal para realizar o procedimento.